Prefeitura de São Carlos faz preparativos para atender os 4 mil futuros moradores do Jardim Zavaglia
sexta-feira, 13 de maio de 2011Com a entrega das casas populares do Jardim Zavaglia, que estão sendo construídas através do programa Minha Casa Minha Vida – e se encontram em fase de acabamento – estima-se que pelo menos 4 mil pessoas se mudem para o local.
Segundo a Prefeitura de Guia São Carlos, os novos moradores, sorteados para receber as casas, devem começar a se estabelecer no Jardim Zavaglia a partir de agosto, data prevista para a conclusão das obras. A transferência irá criar uma demanda por serviços públicos para atender essa população, como linhas de ônibus, escolas e postos de saúde, etc.
A Prefeitura garante que já vem trabalhando no sentido de disponibilizar esses serviços para a população que passará a ocupar as 1 mil casas que estão sendo construídas.
Segundo Rosoé Francisco Donato, secretário municipal de Planejamento e Gestão, a Prefeitura já tem como certa a instalação de pelo menos uma nova creche no local, cujas obras estão na fase de terraplanagem do terreno. “Além disso, nós já solicitamos ao Ministério da Saúde a construção de uma Unidade de Saúde da Família e, ao governo do Estado, uma escola pública para atender à população do Zavaglia” diz Donato.
Segundo o secretário, a Prefeitura também firmou uma parceria com a ONG Sal da Terra, cedendo uma área pública do novo bairro para a instalação de um centro comunitário, com quadras esportivas e salas de aula.
“É importante frisar que para conquistar recursos do governo federal e do Estado para as obras, a Prefeitura precisa comprovar que há uma demanda pelos serviços em determinada região.
Enquanto o novo bairro não for concluído, há uma dificuldade técnica de se comprovar essa demanda, e por isso esses serviços vão ser instalados ao longo do tempo, e não estarão todos prontos quando as casas começarem a ser entregues” diz Donato.
Para atender à população nesse meio tempo, o secretário afirma que a Prefeitura está estudando alternativas em bairros da região. “Estamos analisando quais creches e escolas próximas poderão ser utilizadas para absorver essa população. Na saúde, a UBS do Botafogo vai oferecer suporte até que a nova USF do Zavaglia esteja pronta” diz.
TRÂNSITO – A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito informou, através de assessoria, que as obras de pavimentação da ligação da estrada municipal Cônego Washington José Pêra ao Núcleo Residencial Deputado José Zavaglia, a cargo da Bandeirantes, estão em andamento, bem como a pavimentação do próprio residencial.
Quando concluídas, a Prefeitura ficará responsável pela sinalização horizontal e vertical das vias. Além disso, a administração municipal está realizando estudos técnicos no local para definir quantas linhas de ônibus serão necessárias para atender à população do local. Uma linha ligando o Jardim Zavaglia até o Mercado Municipal deverá ser implantada. Após os estudos, a Athenas Paulista irá definir quantos pontos de ônibus serão necessários e em que locais eles serão instalados.
COMÉRCIO – Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), Alfredo Maffei Neto, em um primeiro momento, o remanejamento da população para o Jardim Zavaglia não deve atrair grandes empreendimentos comerciais para a região. “Em minha opinião, essa migração não vai causar um impacto imediato na região. Esse número de 4 mil pessoas não é suficiente para atrair muitas frentes comerciais” diz Maffei Neto. Além disso, diz o presidente da Acisc, o perfil socioeconômico dos novos habitantes – já que as casas populares que estão sendo construídas são destinadas para famílias com renda de até três salários mínimos – não tende a atrair empreendimentos maiores, como um supermercado, por exemplo.
“De início deve-se garantir a oferta de serviços públicos para a região.
O comércio será uma consequência natural do processo, a partir do momento em que o bairro e seu entorno forem crescendo, com a instalação de linhas de ônibus, creches, escolas. Eu acredito que só dentro de um ou dois anos a região do Zavaglia vai começar a ficar mais atrativa para o comércio” diz Maffei Neto.
Fonte: Jornal A Folha


