Museu da Aviação em São Carlos tem atração gratuita nas férias
quinta-feira, 12 de julho de 2012Durante as férias, o Museu da TAM em São Carlos não cobrará ingresso às quartas-feiras público que for ao local para conhecer a história da aviação mundial.
O museu mantém um acervo de 80 aviões. Projetos criados por Leonardo da Vinci, no século XV, dividem espaço com protótipos de paraquedas e helicópteros. O pai da aviação, Alberto Santos Dumont, tem lugar de destaque na sala dos pioneiros.
Entre as aeronaves expostas, algumas têm histórias bem curiosas. O Aeronca C3 serviu de inspiração para Walt Disney criar o avião do Mickey. Já o Cesna 140 pertenceu a Ada Rogato, pioneira da aviação brasileira. Ela foi a primeira mulher paraquedista do Brasil e a terceira a tirar brevê.
Entre seus feitos, Ada contornou sozinha todo o continente americano, nos anos 50. Por onde passou, pediu para as pessoas assinarem o casco de seu avião, que ficou todo coberto.
O horário de funcionamento do museu é de quarta a domingo, das 10h às 16h. O endereço é Rodovia SP-318, km 249. Mais informações pelo telefone (16) 3306-2020.
Fonte: G1


