Estação Cultura de São Carlos

Estacao Cultura de São Carlos
A Estação Cultura de São Carlos, é a antiga estação de trem localizada na cidade de São Carlos estado de São Paulo. Aberta em 1884 e o prédio atual em 1908 e inaugurado em 1912. Foi a primeira estação de trem do prolongamento da "The Rio Claro", que à Companhia Paulista de Estradas de Ferro derrubou, e fez uma nova estação que é o prédio atual.

A estação é administrada e usada pela prefeitura, como "Fundação", arquivo de documentação geral do município, museu histórico e pedagógico. A estação abriga a Fundação Pró-Memória de São Carlos, com o nome Estação Cultura, com três unidades; Arquivo Histórico e Público de São Carlos, Patrimônio Histórico e Arquitetônico e Pesquisa e divulgação.

A estação e a fundação são abertos a visitação pública, e há encontros de antigos ferroviários, saudosistas, e jovens que gostam da estação e da ferrovia, assim como exposição de ferromodelismo. Em 30 de agosto de 2008, houve o 12º Encontro de Ferromodelismo Frateschi. Estiveram presentes mais de duas mil pessoas no evento, entre aficionados pelo ferreomodelismo, curiosos e empresários do ramo de todo Brasil e América do Sul. Foram expostas 10 maquetes e cerca de 200 modelos inscritos para o concurso. Segundo a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos Ana Lúcia Cerávolo.

Novamente São Carlos foi escolhida para sediar o 13º Encontro de Ferromodelismo Frateschi, que se realizou no dia 22 de agosto de 2009, das 09h00 às 16h00, considerado "o maior evento do gênero" na América Latina.

Horário de funcionamento
2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.

Estação Cultura de São Carlos
Praça Antônio Prado, s/nº - Cidade São Carlos - SP
CEP: 13060-634



  Sobre o EncontraSãoCarlos
Fale com EncontraSãoCarlos
Anuncie no EncontraSãoCarlos
Cadastre sua Empresa no EncontraSãoCarlos (grátis)



Termos EncontraSãoCarlos | Privacidade EncontraSãoCarlos


Bandeira de São Carlos